domingo, 27 de maio de 2012

Cosplay Gender Bender


gender bender  = troca de gênero

Gender bender  significa troca de gênero.  Logo no cosplay gender bender é você criar uma versão de gênero oposto ao personagem.
São as famosas versões femininas e versões masculinas.

Panty em sua versão original feminina a esquerda e sua versão gender bender masculina a direita.

O gender bender é um pouco livre já que o cosplayer que tem que criar o look do cosplay, mas ele ainda tem que seguir o padrão do personagem e ser fiel as suas características. Por exemplo, se o seu personagem usa um terno e gravata, mantenha o terno e a gravata, mas aça super decotado e com uma saia lápis super justa e curta. Ou sua personagem usa um vestido vermelho, faça a versão masculina com uma camisa vermelha e uma calça justa.
Lógico claro tudo para muita diversão e descontração, já que alem de se caracterizar você tem o desafio de também criar o look do cosplay.

Apesar do movimento cosplay ainda ser pequeno por aqui, algumas cosplayers de Mato Grosso já fizeram Cosplay Gender Bender.
Entre os cosplyers temos a Janis Ichigo e a Sakura Amai.

Janis Ichigo de Kakashi gender bender


Sakura Amai de Mikuo versão masculina de Miku Hatsune

No look idealizado pela Sakura Amai, a saia pregueada foi trocada por um short.

Cosplay Tutorial - O site que ajuda muito os cosplayers

Você, cosplayer de casa que já perdeu todos os fios da sua peruca sem saber como fazer aquele acessório legal, ou como espetar a sua peruca ou até mesmo quer saber como costurar aqela peça de roupa que te falta???
Agora seu problemas A-CA-BA-RAAAM!!

Parece até piada, mas é essa sensação que muitos cosplayers sentem ao conhecer o site Cosplay Tutorial .
Um site que é voltado unicamente para ajudar cosplayers que procuram tutorias, ou informações de onde comprar. Além da vasta lista ed tutorial que reuni inumeros tutorias e te linka diretamente para ele, tem o blog que mostra como fazer cosplay passo a passo, novidades sobre inovações para cosplay, seleçoes de fotos e até alerta sobre perfis fakes que se passam por cosplayers famosos e vendedores fakes no ebays. Tambem a parte de artigos que tem guias e vários personagens para cosplay. Além de uma lista detalhada de onde comprar ada parte do seu cosplay. Além do site a Cosplay Tutoria possui um Tumblr, uma conta no Deviantart e você ainda pode curtir a página deles no Facebook e segui-los no Twitter. Tem tutoriais para dar e vender, mas todos em inglês.

Site Cosplay Tutorial

Quem é preguiçoso e que algo em portugues temos o fofissimo Comofas S/A que explica como fazer várias coisas, desde maquiagem básica, se cadastrar em redes sócias de cosplay e como chegar em eventos.

Blog Comofas S/A


Cospobre

Você tem cara de pau??
Tem criatividade pra dar e vender???
Não tem um tostão furado no bolso, mas tem muito humor ???

Cospobre de Iron Man

Então conheça agora o estilo cosplay que bebe direto dessa fonte de humor e falta de verbas!!!
O cospobre ou toscoplay é basicamente fazer um cosplay com matérias alternativos que não custam nada sem qualidade de acabamento. Um cospobre tem como intenção o humor, causar boas risadas e surpreender com as inumeras ideias de como bolar o cospobre. 
Nunca confunda um cospobre com um cosplay simples que não custa muito ou com um cosplay de armário. O cospobre apela no humor e para isso usa e abusa da tosquisse enquanto o objetivo dos outro mesmo simples e mais baratos ainda são ser fiel ao personagem.

Diferente do cospobre, o cosplay de armário tem baixo orçamento mas ainda possui qualidade.

Seguindo toda essa onda de diversão existe um site brasileiro qu premia os "melhores" cospobres. é o Cospobre.com. Para participar basta seguir o regulamento que você encontra no site. Use e abuse da sua criatividade e além de se divertir muito, você pode ganhar prêmios como Playstation 3, Nitendo Wii, Psp e outros.


Cospobre.com concurso que premia os "melhores" cospobres.


sábado, 5 de maio de 2012

Evento para usar cosplay: Encontro de colecianadores

Sábado que vem acontece mais uma edição do encontro de colecionadores. E como sempre no segundo sábado de todo mês a mais de 1 ano. Venha curtir com o seu cosplay.!!

Aqui fica o convite dos meninos do Total Colecionismo:



Encontro de colecionadores no Goiabeiras Shopping Center, no dia 12 de MAIO/2012 (sábado) a partir das 14h, no 2º sub-solo/alameda de serviço.
- COMO FUNCIONA?- Os colecionadores levam partes de sua coleção para expor, peças de destaque, itens que queiram trocar e rola muito bate-papo...
- É SÓ DE QUADRINHOS E MINIATURAS?- NÃO! como o próprio nome diz "Total Colecionismo", se você tem a mania de colecionar, apresente-se e divulgue sua coleção.
Veja fotos de encontros já realizados em postagens anteriores.
Pronto!!! você está intimado a comparecer.

Total Colecionismo

terça-feira, 1 de maio de 2012

Crossplay

Allan Victor mais conhecido como Lanlan fazendo crossplay da personagem Jessica Rabbit.

Uma da muitas subdvisões do cosplay em especial causa um tanto de desconforto para a maioria da nossa sociedade. O crossplay incomoda muita gente preconceituosa que generaliza e banaliza nossa arte. Mas os praticantes desse categoria devem não só serem respeitados como admirados, pois enfrentam muito mais obstáculos que os restantes dos cosplayers.
Mas afinal o que é Crossplay??
Crossplay vem da junção de Crossdressing com Cosplay. Crossdressing é o ato de vestir roupas destinada ao sexo oposto ao seu, logo crossplay é se personificar de um personagem de sexo oposto.

Apesar do crossdressing existir durante a maior parte da história registrada com uma rica participação no folclore, literatura, teatro, música etc. Ele ainda é marcado pelo stigma sócio-cultural de muitos países e infelizmente nos encontramos em um deles.
E mais facil mulheres fazerem crossplay. É mais comum por várias razões que variam desde admiração pelo personagem ou traje e também pelas feições do personagens masculinos. Os bishonens , homens belos, são os mais representados pelas crossplayers feminino/masculino pela facilidade de incorporação. Mas ainda assim são estigmatizadas de homossexuais, transexuais mesmo quando não são. E se fossem, qual seria o problema afinal? 

Priscilla Baeta incorporando o personagem masculino Kaito
Priscilla Baeta mais conhecida como Pri Suicun é uma adepta do crossplay. Ela faz personagens masculinos em parceria com seu namorado. Ela também faz cosplays de personagens femininos.
O cosplayers masculinos são bem desmerecidos pela sociedade em um contexto geral. É contestada sua orientação sexual mesmo quando interpretam um personagem masculino. Imaginem então como é para um homem representar um personagem feminino.
A principio os entusiastas encaravam com muito humor essa transformação. Inspirados em series como Sailor moon, com meninas de colantes e saias colegiais curtíssimas nasceram os  "sailors bubbas". Crossplayers que parodiavam e interpretavam com proposital ironia esse esteriótipo feminino. Aqui no Brasil temos o grupo Ero Moons. Meninos de São Paulo que encaram tudo com muito bom humor. Participam de eventos, fazem parodias, teatro cosplay e até produzem pequenos videos.


Grupo de crossplay Ero Moons que satirizam as meninas de Sailor Moons
Mas é crescente o numero de homens que se empenham em ficaram mais e mais parecidos com os personagens femininos, como é o caso do cosplayer Lanlan citado logo no inicio da matéria. Alguns se esforçam tanto que conseguem reproduzir uma feminilidade que pode enganar muitos.
Acredite ou não é um homen fazendo crossplay.
A muita gente que confunde crossplay com genderplay. Genderplay vem de genderbender que é troca de sexo. No genderplay são os personagens que trocam de sexo. As famosas versões femininas de um personagem masculino ou o oposto, versão masculina de um personagem feminino.


Genderplay, uma versão feminina do personagem Iron Man.

um crossplay homem se maquiando para  incorporar a personagem com fidelidade

Para aqueles que se interesaram e querem conhecer mais ou que sabe praticar existe uma forum voltado somente para o crossplay. O crossplay.net .


Aqui vai uma galeria com inúmeros crossplays. ^^