segunda-feira, 30 de abril de 2012

Evento para usar cosplay: DOmine for fun 2


E o próximo evento para usar cosplay aqui em Cuiabá será a segunda edição do DOmine for fun!!! Não percam!!

O DOmine for fun 2 será:
dia 19/05 (sábado) 
à partir das 13h 
no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC)
entrada:1KG de alimento não -perecível! (para doação) 
O evento terá exibições de animações, animes e filmes. 

Realização Grupo DOmine Cuiabá




domingo, 29 de abril de 2012

World Cosplay - a comunidade para os cosplayers do mundo todo.

Hoje falaremos do comunidade World Cosplay.



WorldCosplay é uma das redes sociais voltada para o tema cosplay, é um site internacional feito pelos japoneses e tem como parceira a outra comunidade de cosplayers Curecos.
Ele foi pré-lançado em dezembro de 2011 e já conta com mais de 8.000 usuários cadastrados e mais de 60.000 mil fotos postadas.
O worldcosplay é, alem de ser muito simples de usar e ter um design agradável (e super fofo), propõem a união de todos os países.
Tem varias configurações de linguagem , 12 no total, e como potencia no cosplay que somos não fomos esquecidos.
O Brasil é lindamente representado no banner do site pela a fabulosa Thais Yuki.
Thaís Yuki (a primeira da esquerda para a direita) de Samus
As foto podem ser favoritadas e com isso temos o ranking que reuni o melhor do melhor no que se diz de cosplay.
A brasileira mais bem posicionada é a talentosa Witchiko, que até nesse exato momento está em 10º. 
a brasileira Witchiko está em 10º no ranking de cosplayers.
Existem vários rankings como Ranking do usuário, Ranking de foto, Ranking de personagem, Ranking Título e Ranking de Tag.
Ranking de fotos.

O interessante é que o site não é somente voltado para os cosplayers.
Se você não é um cosplayer, mas admira esse hobby, pode muito bem criar uma conta de observador (não cosplayer) e seguir cosplayers que gosta e favoritar suas fotos.
Mas o mais legal de tudo é essa união dos países, cosplayers do mundo todo. Bom para mostrar para os mais leigos que não só o Japão é mestre nessa arte. 

Para finalizar, convido todos a participarem. É super fácil se cadastrar, você pode criar uma conta usando seu facebook ou twitter. E como o próprio site diz:
"Vamos cosplayar com todos do mundo inteiro"

Perfis interessantes no world cosplay:

Cosmode, a revista dos cosplayers!

Capa da revista Cosmode

Cosmode é uma das muitas revistas japonesas que aborda o tema cosplay. Alem de ensaios lindos com cosplays perfeitos, a revista traz coberturas de convenções e eventos. Em suas mais de 100 paginas você encontra dicas para cosplay, tutorias de maquiagem e modelagem de perucas, como fazer seus cosplays e muito mais.

A revista tem tamanho A4, por volta de 160 paginas coloridas de ótima qualidade, com extras como livros de peonagens, fotos de eventos e moldes de cosplay. Pena que não a encontraremos dando sopa em uma banca qualquer. Para adquiri-la somente importando e seu preço pode variar entre 20 a 60 dólares conforme suas condições.

Essa revista é um sonho para qualquer cosplayer, cheia de informações sobre diversos personagens com model sheets e detalhes. Ela também ensina o molde de cada peça de roupa para aqueles cosplyers que são da turma "do do it your self" (faça você mesmo). Seus tutorias são completos com fotos super explicativas que até quem nao sabe nada de japones consegue entende-lo. A revista tambem tem uma versao thailandesa com ediçoes proprias. A tmabem outros lançamentos da Cosmode como a CosMake que é só voltada para a maquiagem artistica para cosplay. A GameCos que é exclusiva para cosplay de personagens de games. A CosCraft que é especialmente feita para os cosmakers de plantao, cheia de tutorias e dicas de como fazer aqueles acessórios qe você tanto precissa. Cosmode Deluxe Costume Special Issue que é só com moldes para os cosplyers que costuram seus proprios cosplays.E por fim (pelo menos que eu saiba) temos a CoSnap onde podemos nos deliciar com inumeras fotos de lindos e impressionates cosplays muito bem feitos.

Por falar em Cosnap, toda cosmode tem a sessão cosnap in the world wide. Essa sessão é uma parcerias com alguma rede social cosplay (cosplay. com e curecos) com a Cosmode. Nela cosplayers do mundo todo tem a chance de mostrar seus talentos. Basta apenas você mandar uma foto com seu melhor cosplay e se for selecionado irá ilustrar essa magnifica sessão. Muitos brasileiros já foram selecionados e na revista de numero 44 a mato-grossensse Sakura Amai teve a alegria de também fazer parte dessa lista. Outra brasileira que saiu na mesma edição foi a ilustríssima Witchiko que está sempre marcando presença.



Página Onde saíram a Cosplayer Witchiko e a cosplayers Sakura Amai


E já tocando nesse assunto venho informar que outra entrada de submissão de fotos está aberta no site Curecos. Já é a 8º feita nessa rede social, outras anteriores foram feitas junto com o site Cosplay.com . Para participar é super mega simples. Primeiro você precisa ter uma conta cosplay no curecos, postar uma foto cosplay onde apareça somente você e depois submete-la no contest. Você pode ver mais informações aqui. Acompanhe o contest aqui.

Não perca tempo e participe o quanto antes!!
O período de inscrições termina as 15:00hs do dia 07 de Maio de 2012 (horário do Japao).




sábado, 28 de abril de 2012

Cosplay Cuiabá MT


O projeto Cosplay Cuiabá MT existe com a principal função de difundir e desmitificar o cosplay no estado de Mato Grosso. E também divulgar e ajudar os cosplayers mato-grossenses.
Assim nasceu o grupo no facebook  e agora estamos com o blog, tudo para poder te alcançar!
Você cosplayer e amante dessa arte que está perdido em Mato Grosso achando que está sozinho. Estamos aqui sim e queremos te ajudar!


Cosplay Cuiabá MT  um grupo para difundir e divulgar o cosplay em Mato Grosso.



Então acompanhe nosso blog para não perder as novidades e 
promoções
entre para o grupo no face 
e curta nossa pagina 

O que é Cosplay?



Na Wikipédia temos essa definição:
Cosplay (コスプレ Kosupure) é abreviação de costume play ou ainda costume roleplay (ambos do inglês) que podem traduzir-se por "representação de personagem a caráter", para referir-se a atividade lúdica praticada principalmente (porém não exclusivamente) por jovens e que consiste em caracteriza-se ou fantasiar-se de algum personagem real ou ficcional, concreto ou abstrato, como, por exemplo, animes (desenhos animados japoneses), cartoons (desenhos animados), mangás (historias de quadrinhos japoneses), comics (historias de quadrinhos americanas), videogames ou ainda de grupos musicais — acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível. Os participantes dessa atividade chamam-se cosplayers.                     
                                                              
Exemplo de Cosplayers caracterizadas:
Sakura Amai de Rei Ayanami  e  Vitória Antunes de Asuka Soryu

Basicamente cosplay é um hobby saudável que consiste na caracterização de personagens e interpretação dos mesmos. Um hobby que para muitos leigos e até alguns praticantes nasceu no Japão, mas tudo começou nos EUA. Os japoneses se apaixonaram perdidamente pelo cosplay e foram os grandes responsáveis da divulgação dessa arte.

No Brasil os inúmeros eventos e concursos ajudaram a propagar esse glamuroso passatempo e hoje nos tornamos uma das grandes potencias no cosplay. Existe um imenso numero crescente de cosplayers brasileiros e alguns já são destaque mundiais como as lindas Thaís Yuki e Witchiko.




Thaís Yuki de Samus

Witchiko de Alichino


Hoje cosplay é muito mais que um simples hobby. Com inúmeras redes socias, sites, blogs lojas virtuas e físicas, alem de unir pessoas movimenta dinheiro, sendo uma fonte de renda sustentável. Em São Paulo já existem lojas para esse publico exigente e  fiel.

Em Mato Grosso ainda é bem tímido esse movimento mas com praticantes dedicados. Esperamos que cresça mais e mais com a devida divulgação, para que os cosplayers mato-grossense não necessitem mais ir para outros estados para praticarem a sua arte.

Por fim, te convidamos a viajar através desse maravilhoso novo mundo junto  conosco.


Fontes e sites interessantes: